• lsi
  • poli usp
  • usp

23/04/2015 Comitiva brasileira garante vaga na maior feira de ciências do mundo

A Intel ISEF 2015 acontece em maio, em Pittsburgh. Trinta estudantes brasileiros de nível médio competirão com jovens de todo o mundo por US$ 4 milhões em prêmios, incluindo bolsas de estudos

Mais uma vez o Brasil será representado por uma comissão de jovens estudantes na maior feira pré-universitária de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). O grupo de 30 estudantes representa 18 projetos selecionados nas duas feiras de ciências associadas no Brasil: a Mostratec, realizada pela Fundação Liberato; e a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

A edição 2015 da Intel ISEF acontece de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, estado da Pensilvânia, Estados Unidos. A feira reúne mais de 1.600 dos mais promissores e inovadores jovens cientistas do mundo, que apresentam seus projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.

“Nos últimos anos, o Brasil tem se fortalecido como um importante produtor de ciência, e os nossos cientistas estão cada vez mais jovens. A participação de tantos projetos brasileiros anualmente na Intel ISEF é reflexo dessa conquista, além da prova de que também produzimos pesquisa relevante e sofisticada”, afirma Fernanda Sato Gerente de Educação da Intel do Brasil. “A Intel acredita que a disseminação da cultura científica é estratégica para o desenvolvimento do país. Mais que cientistas, queremos ajudar a formar cidadãos antenados nos desafios sensíveis à vida local. Eles ajudarão a solucionar problemas do seu entorno e outros desafios globais”.

Os frutos da ciência produzida por estudantes de nível médio no Brasil vão além da seleção para participar da Intel ISEF. Nas edições anteriores, projetos brasileiros foram premiados. Em 2013, o estudante Tulio Vinicius Andrade Souza, de Recife, conquistou o terceiro lugar do prêmio Grand Award, na categoria Ciências Sociais e do Comportamento, no valor de US$ 1.000,00.

Já em 2014, dois estudantes realizaram outro feito memorável: Gabriel Chiomento da Motta e Raíssa Müller, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, receberam uma menção honrosa e seus nomes serão foram usados para identificar novos asteroides descobertos pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), em reconhecimento pela vitória na feira. Os estudantes conquistaram o 2° lugar no Grand Award.

A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 750 jovens à feira.

MOSTRATEC E FEBRACE

Anualmente, a Intel conta com feiras locais parceiras em todo o mundo para selecionar os projetos mais relevantes e inovadores em diversas áreas de conhecimento. No Brasil, duas feiras são oficialmente associadas: a Mostratec (Novo Hamburgo - RS) e a Febrace (São Paulo - SP).

A 29ª edição da Mostratec, que aconteceu entre 28 e 31 de outubro de 2014, recebeu 370 projetos. A Mostratec firma convênios com universidades e empresas públicas e privadas, que encaminham professores e profissionais pesquisadores para integrarem as bancas de avaliadores. Os finalistas da MOSTRATEC foram selecionados vindos dos estados de Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A 13ª edição da mostra de projetos da Febrace aconteceu entre os dias 17 e 19 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). 333 projetos participaram desta edição, desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil. Dentre os projetos apresentados, nove foram selecionados para competirem na Intel ISEF vindos dos estados de Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Conheça os projetos da Delegação Brasileira *(Para informações mais detalhadas sobre os projetos, por favor, entre em contato com a assessoria de imprensa da Intel)

Rio Grande do Sul Reaproveitamento de subprodutos agroindustriais no desenvolvimento de produto enriquecido com fibras para celíacos Estudante: Alessandro Hippler Roque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório Finalista FEBRACE

O estudante desenvolveu produtos de panificação voltados para pessoas com doença celíaca, uma desordem sistêmica autoimune, cujo tratamento consiste em uma dieta isenta de glúten e uma ingestão de nutrientes, especialmente fibras, menor do que pessoas com dietas tradicionais. Os componentes utilizados foram farinha da casca do abacaxi (FCA), farinha da banana verde (FBV) e polvilho. Os produtos desenvolvidos foram avaliados por assessores sensoriais através do método de escala hedônica com referência estruturada de nove pontos, onde a referência foi o produto melhor aceito em testes preliminares. A análise de variância foi utilizada para avaliar a significância do modelo proposto a 95% de confiança. O produto melhor aceito estaticamente contém 8,6% de fibra, sendo considerado segundo a ANVISA um alimento com alto teor de fibras, também sendo 170% mais barato que o produto similar com menor preço encontrado no mercado.

São Paulo Vias e processos biológicos de genes associados ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em estudos de família Estudante: Eric Grosman Radu Halpern Escola Antonietta e Leon Feffer Finalista FEBRACE

O projeto é um estudo com objetivo de observar as vias e processos biológicos de genes associados com o TOC (transtorno obsessivo compulsivo) em estudos de família e meta-análise e com isto, priorizar os genes candidatos já descritos e possivelmente encontrar novos genes candidatos.

Bahia Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antônio Cardoso-Bahia Estudantes: Beatriz de Santana Pereira e Thayná dos Santos Almeida Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães Finalista FEBRACE

A dupla apresenta uma ação de intervenção sobre o fortalecimento da identidade negra e quilombola na cidade de Antônio Cardoso utilizando-se da investigação científica, por meio de estudos com os alunos, atividades de campo. Foram realizadas entrevistas e visita a uma antiga fazenda que serviu ao sistema escravocrata, exibição de documentário - “Quilombos da Bahia” e leituras complementares sobre a temática. Por meio dessas ações educacionais, focada na construção da afirmação da identidade negra e quilombola, do pertencimento racial e do respeito à diversidade, o Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães (CEACM), promoveu de forma ativa a integração da escola à comunidade onde está alocada e promoveu a inclusão da temática na construção do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.

Rio de Janeiro Síntese de herbicida e fertilizante natural derivado da carvona Estudantes: Juliana dos Santos Lopes Marinho, Marcus Vinicius Pinto Pereira Junior e Letícia Adão Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro Finalista FEBRACE

O projeto consiste na união de uma síntese orgânica e experiências biológicas, com intuito inicial de fazer uma síntese de um derivado de carvona. O produto formado foi determinado por infravermelho, ressonância magnética nuclear do hidrogênio e carbono, cromatografia em camada fina, cromatografia gasosa e espectrometria de massa. Mas, na literatura há relatos de que a carvona e limoneno possuem ações em plantas. Foram realizados experimentos biológicos com concentrações diferentes de produto, a fim de descobrir se este composto tem qualquer ação negativa sobre Bidens pilosa, erva daninha que gera danos à agricultura, e para confirmar a sua atividade significativa nas sementes para a agricultura brasileira. Os resultados foram surpreendentes, uma vez que qualquer concentração de produto evita a germinação de Bidens pillosa e provoca um aumento no tempo de germinação das sementes. O aumento foi mais pronunciado da concentração de 25ppm. As contribuições deste projeto são várias. Primeiro, há a contribuição para a química orgânica, porque não existem relatos de síntese deste produto. Segundo, existem também grandes contribuições para a agricultura, já que há síntese de um produto que controla simultaneamente a Bidens pillosa, favorece a germinação e o crescimento, e reduz o tempo de plantio.

São Paulo Revestimento polimérico para a redução da poluição de lavagens de lastro no oceano Estudantes: Gustavo Souza Bastos, Felipe Rodrigues Galhardo e Alex Vieira Alencar SESI 397 Centro Educacional Finalista FEBRACE

O projeto tem como foco amenizar de forma expressiva a poluição por resíduos de petróleo que saem dos tanques de navios cargueiros durante a lavagem destes. Para isso, o grupo propõe um revestimento interno dos tanques utilizando um polímero que apresenta aversão a óleos devido à sua polaridade. Essa aplicação garante um alto custo-benefício devido ao baixo valor de obtenção, a médio e longo prazo permite alta rentabilidade para quem utiliza por questões de aproveitamento de material, além de evitar multas por danos ao meio ambiente.

Mato Grosso do Sul Desenvolvimento de um termociclador de baixo custo para amplificação de DNA Estudante: Luiz Fernando da Silva Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana Finalista FEBRACE

O projeto visa tornar o termociclador, aparelho utilizado em laboratórios de biologia molecular para a amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico) por meio da técnica da PCR (reação em cadeia da polimerase), acessível a universidades, centros de pesquisa e clínicas de diagnóstico médico, já que devido ao alto custo do aparelho (em média R$29.000,00) fica inviável a compra por estes. Como solução foi desenvolvido um termociclador com custo de apenas R$ 1.500, a partir da substituição os componentes onerosos empregados no aparelho por componentes que apresentaram funcionamento e desempenho semelhantes, no entanto, com preço comercial, valor de manutenção e custo dos exames clínicos associados a ele inferiores.

Maranhão Potencial medicinal, composição fitoquímica e identificação de compostos bioativos em extratos do estigma de Zea mays L. Estudante: Matheus dos Santos Passo Escola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz Finalista FEBRACE

O estudo visa compostos bioativos nos extratos do estigma, conhecidos popularmente como cabelo, barba ou boneca, do milho Zea mays L.(pertencente à família Gramineae/Poaceae, sendo o terceiro cereal mais cultivado do planeta), a partir de suas propriedades químicas e farmacológicas, verificando o seu potencial medicinal. Os resultados apontam para a ação diurética, antioxidante e anti-inflamatória no estigma do milho, tendo também o efeito de vaso dilatação pela ativação da microcirculação, como também a ação anti-inflamatória pela absorção dos metabólitos, identificando o potencial dos estigmas no combate à celulite. Os resultados expostos no projeto confirmam o potencial medicinal da espécie e implicam a possibilidade do desenvolvimento de novos fármacos no futuro, tendo em vista a composição química de Z. mays L., proporcionando tratamentos mais seguros, eficazes e de baixo custo.

São Paulo Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95L) por mediadores lipídicos em linfócitos - fase I Estudante: Giulia Maria Ramella Instituto de Ciências Biomédicas de São Paulo Finalista FEBRACE

O projeto tem como objetivo verificar qual o mecanismo de ação da prostaglandina E2 (PGE2), um mediador lipídico relacionado a inúmeros processos no nosso organismo, baseando-se no fato de que a célula NK (Células natural killer) age, também, pelo contato direto do FASL ao FAS, levando à morte por apoptose da célula alvo. Assim, pretende-se cultivar células YT (NK) e após a ativação e tratamento com PGE2 verificar, por meio de qPCR, se essa molécula foi capaz de modular a produção de FASL na superfície das respectivas células. Previamente ao tratamento houve uma fase de caracterização celular, que tem como intuito verificar a expressão de receptores EP2 e EP4 para PGE2 através de western blot. Por fim, o presente projeto visa, também, a identificar quais outros mediadores lipídicos (com exceção da PGE2) são capazes de reduzir a morte por AICD em hibridomas de linfócitos TCD4, uma vez que ao reduzir este tipo de morte, essas moléculas poderiam estar reduzindo o FASL na superfície desses linfócitos, e consequentemente estar associadas ao mesmo mecanismo da PGE2. Esta etapa do projeto será testada através de citometria de fluxo e qPCR, tendo como objeto células DO11.10. Assim, esse estudo torna-se relevante à medida que descreve mais um possível mecanismo de escape tumoral.

Mato Grosso do Sul AutoGuardian: monitoramento e análise de dados automobilísticos para simulação de sinistros Estudantes: Mariana da Silva Chermont e Bruna Luzia Almeida Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul – Campus Nova Andradina Finalista FEBRACE

O projeto consiste na implementação de um dispositivo que envie uma mensagem via satélite para solicitar socorro em caso de acidente automobilístico visto que, muitos acidentes ocorrem em locais de conexão celular limitada, e o tempo entre o choque e os primeiros socorros é essencial para evitar qualquer possível sequela ou óbito. Além disso, o dispositivo, paralelamente, faz uma simulação tridimensional do ocorrido, através da extração de dados fundamentais, como alteração da inclinação ou rotação do volante, freio, acelerador, acionamento das setas e utilização de alguns sensores, gerando um elemento a mais para o perito embasar a sua análise sobre o acidente.

Ceará SOS seca: semeando vida no semiárido cearense através de sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo Estudante: Maria Vanessa Oliveira Teodósio e Fátima Natanna de Miranda Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França Finalista MOSTRATEC

O projeto tem como objetivo apresentar um plano efetivo de combate a seca, o SOS Seca, que visa construir de forma cooperativa sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo com foco em aspectos ambientais, sociais e econômicos. Os resultados da pesquisa comprovam que os sistemas de captação e de dessalinização de água são alternativas eficientes no combate a seca e configuram-se como uma verdadeira medida proativa com efeitos imediatos sobre o sofrimento de 95% da população cearense.

Ceará Ação sinergética de antiviral natural Estudante: Helyson Lucas Bezerra Braz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Limoeiro do Norte Finalista MOSTRATEC

O projeto desenvolveu uma polpa constituída da acerola, caju e goiaba adicionada de o óleo extraído da semente da romã como antigripal, resultando no aumento da defesa imunológica e eficácia contra tipos de vírus, em específico o influenza. Na fase inicial do trabalho foi avaliada a eficiência do antiviral (polpa) na remoção de sintomas da gripe com testes em humanos. Através de testes de leucograma, foi confirmada a resposta imunológica induzida pela polpa enriquecida em comparação ao remédio comprado. A perda de atividade do vírus, visualizada através de teste microscópico indicou a rápida ação da polpa combinada nas superfícies do vírus influenza. Portanto, neste trabalho foi comprovada a ação da polpa mista de frutos enriquecida para diminuição dos efeitos da gripe, melhoria do sistema imunológico e inibição da atividade do vírus Influenza.

Mato Grosso do Sul Solução metereológica para agronegócios Estudantes: Pedro Otávio Liberato Rocha, Lucas Moraes e Eduardo da Silva Campos Colégio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Gross do Sul Finalista MOSTRATEC

O projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo de miniestação meteorológica, utilizando as tecnologias para coletar e formatar dados considerados importantes na produtividade, disponibilizando-os de forma automatizada, de fácil leitura e entendimento a um custo reduzido se comparado a produtos similares existentes no mercado. Em testes realizados para verificação da eficácia e precisão dos sensores, os estudantes concluíram que a porcentagem de variação dos dados captados pela miniestação foi inferior a 0,4%, da mesma forma como foi estabelecido um ganho superior a 89,8% referente ao custo de miniestações analisadas. Com isso, o projeto torna-se viável, uma vez que permite a captação de dados importantes ao planejamento estratégico para pequenos produtores, otimizando sua produção em um investimento com boa relação custo-benefício.

Santa Catarina Impacto ambiental da pesca artesanal Estudantes: Maurício Antonio Goetten e Afonso Bosse Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Finalista MOSTRATEC

O projeto têm como objetivo alertar para o impacto ambiental causado pela pesca artesanal motorizada dirigida ao camarão sete-barbas na ictiofauna acompanhante em Penha/SC. Foram realizadas coletas mensais, entre agosto/2013 e julho/2014, com três arrastos de 20 min, nas isóbatas de 10, 20 e 30 metros, utilizando-se um barco da frota local. Foram registradas as temperaturas e salinidades da água de fundo. A ictiofauna acompanhante contribuiu com 16914 exemplares, agrupados em 27 famílias, 48 gêneros e 56 espécies, dessas 0,50%, de Condrichthyes e 99,50% de Actinopterygii. A proporção peixe/camarão foi de 6,52:1kg. Com estes dados e outros dados, fica evidente o impacto da pesca artesanal de arrasto do camarão sete-barbas, sobre a ictiofauna acompanhante, pois a captura dos peixes supera em mais de 6,5 vezes a espécie alvo. Com isso, este estudo poderá servir como indicativo para a adoção de políticas públicas para o manejo e conservação dos recursos marinhos.

Rio Grande do Sul Software de auxílio na produção de textos narrativos Estudante: Bibiana da Costa Davila Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - Novo Hamburgo - RS Finalista Mostratec

O projeto “Software de Auxílio na Produção de Textos Narrativos” tem como objetivo criar uma plataforma que os auxilie alunos de séries iniciais do ensino fundamental na produção de textos. O software foi desenvolvido para a web, de modo que fosse funcional independentemente do hardware ou sistema operacional utilizado e também para possibilitar maior interatividade entre os usuários. O projeto buscou focar-se na estrutura narrativa, para isso, criou-se um ambiente onde o texto era escrito em partes, cada uma correspondente a um momento do texto narrativo: situação inicial, nó desencadeador, reação ou avaliação, desenlace e situação final. Ainda foram disponibilizadas para cada uma das partes dicas, explicações e exemplos, e, em todo o Software, a correção ortográfica - que grifa palavras erradas de acordo com a língua do navegador. Em função de ter sido desenvolvido em uma plataforma online, o projeto ainda conta com espaços em que era possível publicar os textos produzidos, comentá-los, ler textos de outras pessoas e criar novas versões dos mesmos. O sistema foi testado com uma turma de quinto ano, com alunos entre nove e onze anos, de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo. Primeiramente foram realizados textos narrativos sem o auxílio do software e depois o utilizando, sendo que os textos foram comparados de forma qualitativa, analisando em que pontos os alunos haviam apresentado alguma melhora.

Rio Grande do Sul Obtenção composto de alternativa para uso como detergente na decelurização de órgãos Estudantes: Vitória Müller Gerst e Gabriela Bronca Lopes Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - Novo Hamburgo - RS Finalista Mostratec

O projeto visa a obtenção de um composto alternativo - que mantivesse a propriedade zwitteriônica e garantisse obtenção facilitada, através de matéria-prima natural e reações orgânicas de modificações simples - para o processo de descelularização de órgãos, que consiste na retirada do material genético do órgão doador, a partir de uma solução detergente, e posterior repovoamento com as células do receptor, evitando assim a rejeição e neutralizando os fatores de riscos da criopreservação.
O componente de partida para as reações que garantem a hibridez foi o ácido abiético, encontrado na resina de Breu, proveniente da Pinus elliottii. Através de testes de caracterização e verificação, as propriedades do produto, o acetato de abietamidometil-dietilamônio, foram avaliadas. O ensaio de desnaturação de proteínas apresentou resultado negativo, mostrando que o composto não será agressivo à estrutura do órgão, visto que esta é composta por colágeno. A propriedade zwitteriônica foi verificada através do grau de hemólise, o qual a confirmou pelo resultado próximo a 50%, intermediário e característico da classe, uma vez que não poderia ser de baixa ação ou excessivamente agressivo. Todos os resultados foram satisfatórios e os objetivos alcançados, sendo assim o projeto apresenta uma alternativa inovadora e viável, visando à melhora da qualidade de vida do receptor e ao consequente aprimoramento de transplantes de órgãos, já que contribui para o desenvolvimento do processo de descelularização.

Rio Grande do Sul Influência da eva (etileno vinil etilo-) resíduos agregado leve em argamassas álcali-activados Estudantes: Rafael Flores e Lucas Engelmann Flores Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha - Novo Hamburgo - RS

Finalista Mostratec

O projeto pretende avaliar a viabilidade técnica do uso de resíduos de EVA como agregado leve em matrizes à base de argamassas álcali-ativadas, visando o desenvolvimento de elementos não estruturais para a construção civil. Em síntese, o projeto pode afirmar que a substituição da areia pelo resíduo de EVA na produção da argamassa álcali-ativada gera resultados positivos segundo as normas da construção civil. Para verificar se a argamassa álcali-ativada estava adequada, foram realizados ensaios como: determinação da massa específica, resistência à compressão, porosidade, densidade relativa, absorção de água, além dos ensaios ambientais e microestruturais. A massa específica apresentou diminuição. O teste de resistência à compressão apresentou resultado positivo (acima de 1,5MPa) embora tenha se observado que quanto maior a quantidade de resíduo adicionado, menor é a resistência final obtida. A porosidade e absorção de água aumentaram em função da substituição de um agregado mineral (areia) por um resíduo absorvente, no caso, o EVA. A densidade relativa diminuiu, pois a substituição do agregado mineral pelo EVA impactou nas duas partes da equação, reduzindo a massa e aumentando o volume, simultaneamente. Os ensaios ambientais foram positivos, sendo que não foram caracterizados solventes do tipo MEK e tolueno nos extratos lixiviados.

Pará Transformando os resíduos do buriti em ração para suínos e carvão ativado II – estudo da viabilidade social e redução de impacto ambiental Estudante: Maurício Pantoja Escola Bom Jesus Finalista Mostratec

Os objetivos deste projeto é a valorização do buritizeiro e a reutilização de seus resíduos na produção de carvão ativado e rações para animais, gerando emprego e renda na região amazônica. No projeto esses resíduos passaramo por um processo de secagem e desfibrilação, transformando a bucha (Mesocarpo) em ração animal e através da queima da amêndoa (semente) em um forno de barro se obteve carvão. O carvão ativado da amêndoa do buriti foi caracterizado em termos de área especifica tamanho dos poros, densidades aparente e real, porosidade, microscopia eletrônica de varredura, conteúdo de cinzas, pH, umidade, carbono fixo e grupos funcionais de superfície, importante para uso doméstico e industrial. Foi feito um estudo da viabilidade social e ambiental da mobilização economia que a pesquisa gera na região, com o desenvolvimento de oficinas para a capacitação dos agricultores em colheita e beneficiamento de sua produção. Como base de todos os dados estatísticos desta relação econômica, é a aplicação de formulários de pesquisa em mais de 50 famílias ribeirinhas e urbanas (aos que beneficiam o buriti nas cidades).

São Paulo Encrypta: caos e criptografia - um software baseado em mapa logístico Estudante: Felipe Frid Buniac Escola Antonietta e Leon Feffer Finalista Mostratec

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de criptografia de mensagens de texto utilizando o mapa logístico e está relacionado com a proteção de conjuntos de dados. Após estudos baseados na teoria do caos e em sistemas de criptografia, foi iniciado o desenvolvimento e testes desse sistema, um estudo de criptoanálise foi realizado para a determinação da qualidade do método utilizado através das técnicas aprendidas. O método se mostrou efetivo e suficientemente seguro para aplicações comerciais e governamentais.

Sobre a Intel A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Como referência em responsabilidade corporativa e sustentabilidade, a Intel é pioneira em comercializar microprocessadores fabricados com matéria prima livre de conflito. Mais informações sobre a Intel em http://newsroom.intel.com/community/pt_br e blogs.intel.com. Para saber mais sobre os esforços da Intel para fabricar produtos livre de conflito, acesse conflictfree.intel.com.

Siga a Intel no Twitter e no Facebook: www.twitter.com/intelbrasil e www.facebook.com/intelbrasil. Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países. * Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

Relações com a imprensa na Intel: Fernando Ordones – Tel: (11) 3365-5814 - E-mail: fernando.ordones@intel.com

Equipe de atendimento da Intel na Burson-Marsteller: Alessandra Neris – Tel: (11) 3094-2254 – E-mail: alessandra.neris@bm.com Aline Rodrigues – Tel: (11) 3094-2252 – E-mail: aline.rodrigues@bm.com Danilo Valeta – Tel: (11) 3094-2251 – E-mail: danilo.valeta@bm.com Eduardo Bastos – Tel: (11) 3094-2247 – E-mail: eduardo.bastos@bm.com Rafael Aragão – Tel: (11) 3094-2285 – E-mail: rafael.aragao@bm.com

ver todas as notícias

• Blog